segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A QUESTÃO DO TEMPO

 
Fragmento do meu mais recente projecto de escrita: 

"Entretanto, dei comigo a repensar a questão do tempo, se existe verdadeiramente distinção entre o passado (que já passou), o futuro (que a Deus pertence) e o presente. Penso na concepção dos filósofos gregos do estoicismo, nos pensamentos alternativos ou não sei como lhes chamar, que pululam por aí, em prol do serenamento das almas demolidas pela crueza de vidas tristes, deprimentes e desesperançosas, procurando ocupar o lugar das religiões falidas, senão fazer-se passar por outras religiões, de anunciadas novas eras.
Afinal, talvez não seja bem assim, talvez seja o presente, essa promessa de âncora redentora, porque instantânea –ainda não é passado, mas ainda não é futuro –, que não existe, afogado que está na iminência de, simultaneamente, se transformar em passado e ser engolido pelo futuro, caso em que o tempo não tem dimensão fragmentada, mas una e nula, não do tipo daquela lógica de divisão certinha, passado-presente-futuro, que os explicadores de tudo pretendem atribuir-lhe, para sossego ou desassossego dos mortais, conforme a intenção e o objectivo, ou seja, o lucro.
Há momentos ou milimétricas fracções do passado que nos atingem com o carácter das impressões mais nítidas, vívidas e profundas, ainda que, na linguagem da memória, aquela por que nos surgem, se nos apresentem, ao menos em termos objectivos, como meramente acidentais e insignificantes, uma conversa banal, a luminosidade dum certo ponto dum certo dia, um cheiro, uma sensação dada, sobretudo isto, uma sensação, a força duma alegria, angústia, tanto faz. Como podemos negá-las, na sua actualidade lúcida, nítida e pungente, fotográfica? Em contrapartida, muitas vezes, talvez as mais das vezes, o presente não é mais do que um saco sem boca e sem fundo, tal a desatenção e a pressa com que se esvai no passado e se abre ao futuro. Quanto a este, o futuro, será que existe o futuro, se se não converte em passado, derrapando por um muito eventual presente?
Do passado vêm marcas tão sólidas e que, simultaneamente, se vem a concluir terem sido presságios, senão mesmo fragmentos, do futuro, que é impossível ignorá-las, nessa obsessão redutora e artificial que é pretender isolar o tempo, fechá-lo numa hipotética caixinha de presente, qual caixinha quadriculada para medicamentos a horas certas."
 
 
Nota: fotografia duma obra em exposição no Centro Cultural de Cascais. 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário