quinta-feira, 21 de agosto de 2014

AS CRIANÇAS ESTÃO À SUA ESPERA, RUI CÉSAR PEIXOTO!


Não o conheci pessoalmente, nem sequer imaginava que (também) fosse surfista, desse aulas numa universidade ou tivesse 45 anos.
 
Apenas me cruzei com ele umas poucas vezes, talvez tivéssemos trocado um sorriso de simpatia, a título de cumprimento, isso creio que sim.
 
Era o Professor de Judo do Joãozinho e de tantos outros meninos e meninas, e essas vezes em que me cruzei com ele foram aquelas em que assisti às exibições dos seus pequenos e entusiastas judocas, talvez uma vez por ano, desde há uns três ou quatro anos, a última, em 31 de Maio passado.
 
Foram, todavia, as suficientes para ficar a admirá-lo, pela maneira muito especial como se relacionava com os seus pequenos alunos, deixando transparecer valores tão estruturantes como, por exemplo, a serenidade e a segurança, a  compreensão e a protecção, o entusiasmo e o incentivo, a amizade e a camaradagem e, acima de tudo, uma grande (e forte) ternura.
 
Não era sem razão que o Joãozinho - e, estou certa, os outros meninos e meninas - tanto gostava do Professor Rui César Peixoto. Melhor dizer, gosta, pois, para ele, essa grande amizade ainda não é passado, visto ainda não saber que o Professor partiu, nas asas do surf, num paraíso chamado Bali. Aliás, continuará a gostar, pois as verdadeiras e sólidas amizades não se desfazem com este tipo de partidas, impostas pela mão caprichosa dessa fria divindade do definitivo. Estou certa de que, muito mais longe no tempo, o Professor de Judo ainda vai ser recordado como o grande Professor e o grande Amigo que foi.
 
Nada percebo do enigma dessa única certeza que todos nós partilhamos, mas gostava de imaginar que o Professor de Judo atravessou as nuvens num surf radical, ao som da espuma das ondas, e foi acolhido pela alegre gritaria dum magote de anjinhos judocas. Ele ia gostar. Tenho a certeza. E este desejo imaginado é a sentida homenagem que aqui lhe deixo.
 
 
Fotos de 03-06-2012
 
 
 
 
 
Vídeo de 02-06-2013
 
 

 
 
  
 
 

2 comentários: