quarta-feira, 28 de novembro de 2018

QUANDO JB SE ENTREGOU!



Decorrido pouco mais de um mês da eleição para a presidência, Jair Bolsonaro entrega-se, finalmente.

O Brasil e o mundo acordaram estupefactos, quando o novo presidente eleito do Brasil, cuja posse está agendada para 1 de Janeiro próximo, anunciou que desistia do cargo, abrindo caminho a todo o tipo de especulações e convulsões sociais, que têm confrontado os seus correligionários e detractores, aqueles aventando hipóteses de conspiração, estes regozijando-se com a confirmação da falta de confiança e credibilidade que sempre defenderam ser a marca de Bolsonaro.

A situação apresenta-se tanto mais caótica quanto é certo que o anúncio não se fez acompanhar de qualquer razão ou justificação.

Começaram, assim, a ser adiantadas e a proliferar hipóteses para todos os gostos, desde presumíveis razões de saúde a ameaças e investigações criminais de que poderá estar a ser alvo, passando por tantas outras que mais parecem um concurso ao prémio de mente delirante do ano.

Curiosamente, instalou-se um florescente mercado de apostas, que está a levar os cidadãos brasileiros (e não só) à loucura e, seguramente muitos deles, à insolvência.

Cautelosamente, as potências internacionais têm-se eximido a comentar o assunto, à excepção dos EUA, que, pela voz do presidente Donald Trump, veiculada - como não podia deixar de ser - por um tweet precipitado e explosivo, não se inibiu de atribuir a decisão de Bolsonaro a manobras subterrâneas do PT, manifestando-lhe a sua inteira solidariedade e disponibilizando-lhe toda a ajuda, inclusive, armada.

Todavia, estamos em condições de afirmar que as razões são bem mais terrenas do que as especulações, sobretudo as de Trump, fazem supor.

Fontes próximas da igreja frequentada pela mulher de Bolsonaro informaram-nos que a verdadeira razão da desistência do ex-capitão tem um nome, um nome de mulher. Chama-se Rosa! É lisboeta, tem 25 anos e trabalha como enfermeira no hospital em que Jair foi tratado da facada sofrida durante a campanha eleitoral. Aí se conheceram e apaixonaram!

Dispomos, ainda, de dados para confirmar que o destino do casal será a capital portuguesa, onde não será de estranhar que a comunidade brasileira, mas também os próprios portugueses, preparem manifestações - de sentido contraditório - para receber o feliz casal.

Caso para dizer, “do Brasil a um aconchego chamado fado”, Bolsonaro entrega-se nos braços de uma mulher.

Nota: Este texto, totalmente inventado, surgiu de um desafio para criar uma notícia a partir de um título escolhido ao acaso. O título que escolhi, "Do Brasil a um aconchego chamado fado", pertence a um dos números da revista Ípsilon, mas ignoro qual a matéria abordada no mesmo... Trata-se, pois, de mera ficção, distinta das tenebrosas fake news, desde logo por não pretender passar por verdadeira...

(Imagem obtida em pesquisa Google)







2 comentários: